Notícia

Vem aí o Forró do Peixe-Boi 2018

02/10/2018        

Uma festa bem raiz, pra lá de animada e com muita conscientização ambiental. Assim o Forró do Peixe-Boi chega a mais uma edição. Trata-se de uma estratégia de sensibilização e envolvimento comunitário que visa colaborar para a conservação do peixe-boi marinho e de seu habitat. O Forró do Peixe-Boi é fruto de uma articulação entre a comunidade da Barra de Mamanguape com a Fundação Mamíferos Aquáticos, que atua na região com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho - patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O evento tem como parceiros a Prefeitura de Rio Tinto, a APA e ARIE da Barra do Rio Mamanguape e o CEPENE/ICMBio.

 

 

A programação conta com shows musicais, apresentações culturais, Lapinha, Toré, exibição de filmes eco educativos no Cine Peixe-Boi, Pau de Sebo, corrida de remo, regata, torneio de voleibol e futebol feminino e masculino. E como cenário para esta celebração especial: as lindas paisagens da Barra do Rio Mamanguape. “É uma festa bastante aguardada na região, que valoriza a cultura paraibana, a comunidade tradicional pesqueira, litorânea, indígena e movimenta a economia local, e tudo isso em prol de uma boa causa: a conservação do peixe-boi marinho, que está em perigo de extinção no Brasil”, ressalta Daniela Araújo, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho. A expectativa é que o evento consiga reunir mais de 2 mil pessoas, entre comunidades locais, vizinhas e turistas.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho - realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental - é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção desta espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas.

PROGRAMAÇÃO BARRA DE MAMANGUAPE (PB)

Sábado (20/10)
8h – Torneio de Vôlei Masculino
13h – Torneio de Futebol Feminino
14h às 17h – Torneio de Futebol Masculino
17h – Pau de Sebo
19h– Programação Infantil com apresentação do Cine Peixe-Boi
20h – Apresentação da Lapinha da comunidade local;
21h - Shows musicais
- ERIVAN ESTIGADO E PEGADA NORDESTINA
- DANILO WAGNER E BANDA
- ZABUMBADO


Domingo (21/10)
10h - Corrida de Remo
11h - Apresentação da Dança do Toré
11h15 - Lanche coletivo
12h - Campeonato da Regata
14h - Premiação das atividades e finalização do evento.
*Durante a manhã no estuário terá uma tenda eletrônica com DJ.

Compartilhe com os amigos!