O Projeto

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) na região Nordeste do Brasil.

Foi desenvolvido com referenciais de estratégias nacionais e internacionais para a conservação dos sirênios e apresenta ações inovadoras que vão além do desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, contemplando as esferas da educação ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico, políticas públicas, promoção da cidadania e inclusão social nas áreas de ocorrência da espécie.

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho está em atividade na região Nordeste, desde 2013, com uma base executora na APA da Barra do Rio Mamanguape (litoral norte da Paraíba) e unidades estratégicas nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape/ ICMBio, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape/ ICMBio, CEPENE/ICMBio e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba.

Para acompanhar as atividades do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, além deste canal de comunicação, acesse as redes sociais @vivaopeixeboimarinho (Facebook e Instagram) e @mamiferosaquaticos (Facebook e Instagram). 

 

 

 

 

ATIVIDADES

Dentre as principais iniciativas desenvolvidas, destacam-se:

 

RESGATE
O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho atua no resgate de animais que encalham nas praias da Paraíba, Sergipe e litoral norte da Bahia, sendo estes eventos decorrentes da presença de filhotes neonatos, animais feridos ou com alguma enfermidade. Trabalhamos diariamente e disponibilizamos contatos para acionamentos: (83) 99961.1338 - (83) 99961.1352 (whatsapp) - (79) 99130.0016. Os animais resgatados são encaminhados para centros de reabilitação e todos os registros de encalhes são inseridos no Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos - SIMMAM (http://simmam.acad.univali.br/site), o qual serve como uma plataforma de acesso e consulta aos diversos interessados da sociedade.


SOLTURA E MONITORAMENTO
Uma das ações prioritárias do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixe-Bois-Marinhos é a soltura e o monitoramento dos peixes-bois-marinhos reabilitados. Após passarem pela etapa de reabilitação, os filhotes resgatados são transferidos para um cativeiro em ambiente natural, na APA da Barra do Rio Mamanguape, litoral norte da Paraíba, onde permanecem durante alguns meses em processo de readaptação e, quando aptos, são soltos em seu habitat. Já em ambiente natural, estes animais são monitorados e acompanhados diariamente, um requisito fundamental para verificar a sua adaptação ao ambiente natural. A ideia é que estes animais voltem a utilizar áreas de ocorrência histórica, reconectar subpopulações isoladas e contribuir para o sucesso reprodutivo da espécie.


DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM PROL DA CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE
De maneira inédita no Brasil, a Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Nortronic - Sistemas Eletrônicos do Nordeste, tem aportado significativos esforços para o desenvolvimento de transmissores destinados ao monitoramento dos peixes-bois-marinhos, com o objetivo de localizar mais facilmente os animais soltos.

Estas iniciativas tiveram início em meados de 2009, com o desenvolvimento dos primeiros protótipos. Com a evolução dos transmissores fabricados e os diversos testes realizados, em 2016 ocorreu a marcação do primeiro peixe-boi-marinho com transmissores satelitais fabricados no Brasil. Os resultados obtidos permitiram a ampliação do uso destes equipamentos para os outros peixes-bois-marinhos monitorados no Brasil.

De forma inédita para o monitoramento dos peixes-bois-marinhos no mundo, encontra-se em processo de concepção o emprego da tecnologia “Internet das Coisas (IoT). Dispondo de arquitetura comparável às redes de telefonia celular, com distribuição ponto a ponto, possibilita que sejam cobertas vastas áreas, sem a necessidade de fazer uso de sistemas satelitais de alto custo. Um sistema concebido no Brasil pelo Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho. A partir desta alternativa tecnológica, espera-se a redução de custos nas atividades relacionadas ao monitoramento de espécimes soltos reintroduzidos.

 

PESQUISAS CIENTÍFICAS E ACADÊMICAS
O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho possui parcerias firmadas com Universidades e Centros de Pesquisas, possibilitando intercâmbios didáticos e científicos, em níveis de graduação e pós-graduação, que incentivam a criação de linhas de estudo relacionadas aos peixes-bois-marinhos, bem como a realização de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão.

 

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
No âmbito do compartilhamento do conhecimento científico adquirido, os resultados do Projeto são sempre divulgados em congressos científicos, periódicos de circulação nacional/internacional e palestras em Centros Universitários e Institutos de Pesquisa.

 





 CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS PEIXES-BOIS-MARINHOS

Somente com a participação da sociedade é possível conseguir avanços na conservação do peixe-boi-marinho no Brasil. Paralelamente às atividades de campo e pesquisa, o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho investe constantemente em campanhas informativas e de sensibilização e engajamento social. As campanhas percorrem as principais áreas de ocorrência dos peixes-bois-marinhos e os educadores ambientais coletam informações sobre a espécie, realizam rodas de conversas e/ou palestras com grupos de interesse (associações comunitárias, colônia de pescadores, escolas, lideranças comunitárias). Nestas ocasiões, são distribuídos materiais de educação ambiental e divulgação de ações para conservação do peixe-boi-marinho.


REALIZAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS E ESPORTIVOS
Uma festa bem raiz, animada e com muita sensibilização ambiental. O Forró do Peixe-Boi é uma estratégia de sensibilização e envolvimento comunitário que visa colaborar para a conservação do peixe-boi-marinho e de seu habitat. O evento resgata as tradições locais e promove a realização dos interesses comunitários, por meio de atividades esportivas e artísticas.


CINE PEIXE-BOI
O Cine Peixe-Boi faz parte das ações de Educação Ambiental do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho. É protagonizado por jovens das comunidades da APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) e a proposta é

sensibilizar o público sobre a importância da conservação do peixe-boi marinho e do meio ambiente, levando a cultura do audiovisual a comunidades, distantes dos grandes centros urbanos, que não possuem acesso a cinema.

FOMENTO AO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
Como estratégia de conservação da espécie, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, em conjunto com a APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio, incentiva ações de base comunitária voltadas para o desenvolvimento do turismo de observação dos peixes-bois marinhos. O Projeto percebe que, a partir do envolvimento com esta atividade, pescadores e moradores locais tornam-se mais engajados com a estratégia de conservação da espécie e a visita de turistas interessados pelo tema na região possibilita ampliar a sensibilização sobre a importância de se conservar os peixes-bois marinhos.

POLÍTICAS PÚBLICAS
Para promover a conservação do peixe-boi marinho e de seu habitat, o PVPBM participa de fóruns ambientais e reuniões temáticas, propiciando a elaboração de propostas de políticas públicas relacionadas à conservação marinha e sua implementação. A equipe do Projeto faz parte de conselhos de Unidades de Conservação (federais, estaduais e municipais), Conselhos de Meio Ambiente, Comitês de Bacia Hidrográfica, Comissão Técnica de Gerenciamento Costeiro, Plano de Ação de Espécies Ameaçadas e Redes de Encalhes de Mamíferos Aquáticos. Saiba mais!

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
A estratégia de comunicação planejada tem como proposta servir também como uma ferramenta de divulgação das ações desenvolvidas em prol da espécie e contribuir para a conservação marinha, favorecendo a sensibilização da sociedade e estimulando a prática de ideias, hábitos, valores e comportamentos que visem o equilíbrio do meio ambiente. Neste contexto, estão previstas atividades permanentes de assessoria de imprensa, comunicação e de design gráfico, como forma de proporcionar maior interação com os veículos de comunicação e garantir o fluxo constante na produção de releases, materiais informativos e de divulgação (cartazes, vídeos, etc) física e virtual. Estas ações são direcionadas aos formadores de opinião, gestores públicos, turistas, dirigentes de empresas, professores, estudantes, pescadores e comunidades litorâneas. Além disto, como forma de estabelecer uma comunicação interativa com a sociedade, constantemente as notícias sobre o Projeto são divulgadas no
site, redes sociais e por meio da Revista A Bordo.