Notícia

Trabalho de conservação do peixe-boi marinho na Paraíba é tema de documentário da National Geographic

05/03/2018        

O peixe-boi marinho (Trichechus manatus) está em perigo de extinção no Brasil. A equipe de TV da Série “No Mar: Um Mergulho no Conhecimento ”, do canal NatGeo, esteve na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, no mês de dezembro, acompanhando os trabalhos desenvolvidos pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e comunidade local em prol da conservação da espécie. A FMA atua na região com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho - patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental – nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas.

 

No episódio intitulado “Peixe-Boi”, a equipe da NatGeo traz para reflexão social a atual situação do peixe-boi-marinho no Brasil e os esforços de um trabalho em conjunto (instituições, pesquisadores e comunidade) para tentar proteger o animal e evitar a extinção da espécie. São abordados os aspectos biológicos e ecológicos do mamífero, curiosidades sobre a espécie, cenas inéditas de um manejo para instalação de um equipamento de monitoramento via satélite e o funcionamento desse monitoramento. As belezas naturais da Barra de Mamanguape - em imagens fascinantes de paisagens de mar, estuário e mangue - também foram ressaltadas no documentário que tem 15 minutos de duração. O episódio sobre o peixe-boi marinho foi ao ar no canal NatGeo nos dias 08 e 09 de março, mas já se encontra disponível na internet, no canal da Petrobras no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hg4TnhbPqN8.

As ações e atividades do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho podem ser acompanhadas também pelo site www.vivaopeixeboimarinho.org, pelo instagram.com/vivaopeixeboimarinho e pelo www.facebook.com/vivaopeixeboimarinho. O PVPBM possui uma base executora na APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) e conta com estruturas de apoio nas unidades da Fundação Mamíferos Aquáticos localizadas no Recife (PE), Aracaju (SE) e Mangue Seco (BA). A FMA é uma organização social sem fins lucrativos que há 28 anos trabalha com a missão de promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats, visando a sustentabilidade socioambiental. Qualquer informação sobre peixe-boi marinho (casos de encalhe, ameaças, dúvidas), entre em contato pelos telefones: (83) 99961-1338/ (83) 99961-1352/ (81) 3304-1443.

Compartilhe com os amigos!