Notícia

Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho participa de encontro regional sobre ecologia, na Paraíba

01/07/2014        

De 15 a 19 de julho, a equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho vai estar no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, em Rio Tinto, participando do II Encontro Regional de Ecologia (ERECO), que este ano tem como tema “Recursos hídricos e meio ambiente: uma questão de sobrevivência”. Desde 2013 atuando no litoral paraibano, o Projeto - conduzido pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental – tem trabalhado com pesquisas e estratégias de conservação para evitar a extinção do peixe-boi marinho no Nordeste do Brasil. No evento, a equipe ministrará palestra temática, exibirá filmes eco educativos e apresentará resultados de pesquisas científicas em prol da conservação desta espécie e do meio ambiente. Além disso, no local, haverá um estande para divulgar e trocar informações com o público sobre as ações de conservação do Projeto e da FMA.


A palestra está prevista para acontecer no dia 18 de julho e terá como tema “Indicadores de qualidade ambiental e suas implicações na conservação dos mamíferos aquáticos e na saúde pública”. Durante o ERECO, serão divulgados, também, os resultados parciais da atividade de pesquisa que está sendo desenvolvida nas zonas de alimentação do peixe-boi marinho, localizadas na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, por meio do trabalho “Caracterização da área de forrageio do peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus), no estuário do rio Mamanguape: prados de Halodule wrightii”, que contou com a participação de pesquisadores do Projeto Viva o Peixe-Boi marinho e da pesquisadora Karine Matos Magalhães, do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Sessão de cinema - A FMA foi contemplada com um kit de filmes do Circuito Tela Verde para promover sessões gratuitas de cinema nas comunidades da APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) e entorno, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância de práticas sustentáveis, manejo dos recursos naturais e conservação do meio ambiente. Neste sentido, a Fundação realizará uma mostra especial no ERECO, exibindo curtas-metragens e documentários temáticos. O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente junto ao Ministério da Cultura.

 

Foto: Luciano Candisani/ Acervo FMA.

Compartilhe com os amigos!