Notícia

Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho lança revista em prol da conservação da espécie no Brasil

04/08/2014        

O peixe-boi marinho é hoje o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Com o objetivo de levar informações e de sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação da espécie no país, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental - lança a Revista A Bordo. Trata-se de um periódico de comunicação e informação científica, de fácil leitura e compreensão, que abordará o peixe-boi marinho, o meio ambiente e os esforços desenvolvidos em prol da sua conservação no Nordeste do Brasil.

 

Atuando, desde 2013, no litoral paraibano, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho é uma estratégia de conservação e pesquisa da Fundação Mamíferos Aquáticos para evitar a extinção da espécie no nordeste brasileiro. A equipe desenvolve ações que vão além do desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, contemplando, também, as áreas de educação ambiental, sustentabilidade, promoção da cidadania e inclusão social. “Considerando a consistência e a importância das ações geradas pelo Projeto, em conjunto com diversos parceiros institucionais, mediante a premissa de que a disseminação de informação é uma importante ferramenta para sensibilizar e integrar a sociedade na estratégia de conservação dos peixes-bois marinhos, percebemos a necessidade de criar um periódico científico de comunicação”, diz João Carlos Gomes Borges, coordenador executivo do Projeto e diretor-presidente da FMA.

Na primeira edição da Revista A Bordo, o leitor terá acesso a informações biológicas e ecológicas sobre o animal, bem como o seu atual status de conservação e saberá o que fazer para ajudar a proteger a espécie. A Revista também mostrará pesquisas científicas e as ações desenvolvidas pela FMA em prol da conservação dos sirênios no país. Trará ainda uma coluna científica que discutirá temas ambientais, bem como uma agenda de programação de eventos científicos nacionais e internacionais, indicações de livros, além de fotos e ilustrações temáticas. O periódico está disponível gratuitamente na internet, basta acessar o conteúdo pelo site do Projeto: http://www.vivaopeixeboimarinho.org/p/revista-bordo.html.

Compartilhe com os amigos!