Notícia

Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho celebra Dia do Índio na Paraíba com a campanha “Ajude a preservar o peixe-boi marinho”

02/08/2014        

Em abril, a equipe do Projeto Viva o Peixe Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental - celebrou o Dia do Índio junto com a comunidade indígena potiguara da Aldeia de Tramataia, na Baia de Traição (PB). Foi um encontro especial que lembrou a resistência da cultura indígena no Brasil e a importância da união dos povos em prol da conservação do peixe-boi marinho e do meio ambiente. Na oportunidade, os potiguaras conheceram a campanha “Ajude a preservar o peixe-boi marinho”, que está percorrendo o litoral paraibano, desde fevereiro deste ano.

Para chegar até Tramataia, a equipe do Projeto Viva o Peixe-boi Marinho atravessou o estuário da Barra do Rio Mamanguape de barco. Os integrantes do Projeto foram recebidos pela liderança indígena local e seguiram para a escola indígena infantil da comunidade. “Dali partimos para a Oca da aldeia para participarmos da Dança do Toré, junto com pessoas da comunidade, o gestor da escola estadual e com muitas crianças que ainda levam a cultura Potiguara no seu cotidiano. As músicas foram conduzidas pela líder indígena Conceição, que, em sua fala, trouxe a importância da preservação do meio ambiente para todos que vivem no local. Conceição compartilhou com todos nós, convidados e integrantes do grupo, a memória de como a região no passado era mais preservada e os recursos mais abundantes, levando sempre para as crianças a importância de se preservar o que ainda temos. Conceição ressaltou também a importância de se preservar o peixe-boi marinho”, contou Gisela Sertório, educadora ambiental do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho.

Após a dança, a equipe foi convidada a tomar um café coletivo na escola indígena infantil, onde foi aberto um espaço para uma celebração significativa sobre a campanha “Ajude a preservar o peixe-boi marinho”. Os índios potiguaras abraçaram a causa e se mostraram disponíveis para colaborar com a campanha promovida pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, uma estratégia de conservação e pesquisa da Fundação Mamíferos Aquáticos para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. O projeto é patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Foto 1: Sé Silva/ Acervo FMA
Foto 2: Alexandre Merrem/ Acervo FMA
Foto 3: Larissa Molinari/ Acervo FMA
Foto 4: Maria Elisa Pitanga/ Acervo FMA
Foto 5: Larissa Molinari/ Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!