Notícia

Peixe-boi marinho é tema de exposição socioambiental em shopping de Aracaju

02/03/2019        

“Peixe-Boi Marinho: Biologia e Conservação”, este é o tema da exposição socioambiental que ficará em cartaz no Shopping Rio Mar, em Aracaju, nos dias 20, 21 e 22 de março, das 8h às 12h. A exposição é promovida pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O objetivo é levar informação e sensibilizar a população sobre a importância da conservação da espécie e de seu habitat, enfatizando a presença de “Astro”, o primeiro peixe-boi marinho reintroduzido no Brasil, na região.


“Astro” vive, há cerca de 20 anos, entre o litoral sul de Sergipe e norte da Bahia. Neste período, já foi vítima de mais de 10 atropelamentos causados por embarcações motorizadas. A equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, que vem acompanhando “Astro” por meio de monitoramento com auxílio de tecnologia satelital e também por avaliações clínicas periódicas, irá orientar a sociedade sobre o que fazer caso alguém encontre o animal nas praias e estuários da região e alertará sobretudo os condutores de embarcações motorizadas para terem atenção redobrada nas áreas de ocorrência da espécie e assim evitar acidentes e atropelamentos.

A exposição será dividida por sessões de conhecimento, onde serão destacadas a biologia e ecologia do peixe-boi marinho, as principais ameaças enfrentadas pela espécie no Brasil, os trabalhos desenvolvidos em prol da sua conservação no Nordeste, incluindo as atividades de monitoramento, resgate e avaliação clínica. Além disso, o evento também contará com a exibição de vídeos eco educativos do Cine Peixe-Boi (com sessões iniciando às 9h), atividades lúdicas para as crianças, exposição de banners informativos, material osteológico e de tecnologias e equipamentos utilizados no monitoramento da espécie. Na ocasião, também será divulgado o aplicativo Biota FMA.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção desta espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. A orientação para caso alguém encontre um peixe-boi marinho, é manter distância do animal e apenas admirar de longe. Se ele estiver em perigo, machucado ou encalhado, entre em contato com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho pelos telefones: (83) 99961-1338/ (83) 99961- 1352 (whatsapp) / (79) 99130-0016.

Compartilhe com os amigos!