Notícia

Participe da campanha "Doe um livro para a Biblioteca Manatus e incentive leitores mirins"

02/10/2021        

A ONG Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), realizadora do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, está organizando uma campanha de arrecadação de livros infantojuvenis para incrementar o pequeno acervo da Biblioteca Manatus e incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes do povoado de Coqueiro, no litoral norte da Bahia, onde está localizada uma das bases do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho e onde vive "Astro", o primeiro peixe-boi-marinho reintroduzido no Brasil. A campanha foi lançada no Dia Nacional do Livro (29/10) e vai até o dia 31 de dezembro deste ano. Toda a sociedade pode participar, basta doar qualquer quantidade de livros, novos ou usados (em bom estado de conservação), e enviar para o endereço: Fundação Mamíferos Aquáticos - Hospital Veterinário Vicente Boreli, 1º andar - Av. Tancredo Neves, 5655. Bairro Jabotiana - CEP: 49025-620 – Aracaju/SE.

A Biblioteca Comunitária Manatus foi criada pela Fundação Mamíferos Aquáticos em 2015 e recebeu esse nome em homenagem ao peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), mamífero aquático ameaçado de extinção no Brasil e que é ícone do trabalho realizado pela instituição. O peixe-boi-marinho “Astro”, monitorado pelo Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, escolheu o complexo estuarino onde Coqueiro está localizado como sua área de vida. Coqueiro é um povoado simples com cerca de 800 habitantes, o acesso terrestre ao local é restrito e a maioria dos seus moradores vive da pesca. A ideia da biblioteca é conectar a cultura com a educação ambiental, proporcionando o acesso livre ao conhecimento, o incentivo à leitura das crianças e adolescentes e a sensibilização sobre a importância da conservação ambiental. No espaço, além de explorar o mundo dos livros e da leitura, as crianças brincam, assistem a teatrinhos, vídeos educativos e se encantam com as estórias e histórias contadas pela equipe da FMA. A Biblioteca Manatus foi concebida e é mantida por meio da contribuição da sociedade, e nesse momento precisa atualizar o seu humilde acervo, arrecadando novos títulos para que as crianças não se desmotivem do hábito de frequentar o espaço.

A escritora pernambucana Marcela Franca, autora do livro "Scamonis - O Outro lado de mim", foi escolhida para ser a madrinha da campanha e está ajudando na mobilização social e divulgação nas redes sociais. "Receber o convite da Fundação Mamíferos Aquáticos para ser madrinha da campanha foi para mim o presente mais lindo de 2021. Eu me senti honrada e muito emocionada com a oportunidade de participar dessa iniciativa tão importante. A campanha vai muito além da doação de um livro para uma criança, irá incentivar o hábito da leitura, gerar transformação através do conhecimento, do lúdico. As crianças de Coqueiro moram em um povoado pequeno e de difícil acesso e a leitura poderá levá-las a tantos outros lugares, estimulando a imaginação, e aproximando-as ainda mais do universo das palavras, sensibilizando-as também quanto à importância da preservação do Meio Ambiente. Tenho certeza que a campanha será linda, uma corrente de solidariedade. As crianças do povoado de Coqueiro serão contempladas com gestos de amor em forma de livros".
A história de Marcela com a FMA, ONG que cuida dos mamíferos aquáticos há 31 anos, começou em 2019, quando a escritora estava lançando o seu primeiro livro. "Scamonis - O Outro lado de mim conta a estória da bailarina Ana Maia, uma jovem apaixonada pelo mar e que vive uma grande aventura envolvendo vários seres marinhos. Assim como Ana, também amo o mar e não poderia escrever um livro abordando essa temática sem ter a responsabilidade de contar com a revisão de uma instituição especializada na área, e assim nasceu a parceria com a FMA. A Fundação garantiu que o livro pudesse contribuir também para auxiliar na divulgação da fauna marinha de forma lúdica e apoiar o trabalho desenvolvido por ela", conta a escritora.

Marcela Franca e as equipes do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho e Fundação Mamíferos Aquáticos estão visitando e enviando cartas para editoras e instituições parceiras do Brasil e para escolas das cidades de Aracaju (SE), Petrolina (PE) e Recife (PE), convidando-as para abraçarem a campanha doando livros. Para acompanhar as notícias e saber mais sobre a campanha "Doe um livro para a Biblioteca Manatus e incentive leitores mirins", acesse os sites mamiferosaquaticos.org.br e vivaopeixeboimarinho.org e os perfis no Instagram: @mamiferosaquaticos , @vivaopeixeboimarinho e @escritoramarcelafranca .

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho - realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção desta espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape, Cepene/ ICMBio e Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba.

Compartilhe com os amigos!