Notícia

Paraíba e Sergipe terão programação especial no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

01/09/2014        

Com apoio de comunidades e instituições, a Fundação Mamíferos Aquáticos está organizando ações de coleta de lixo, pesagem e sensibilização nos dois estados do Nordeste

Parte dos animais atendidos pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) apresentam problemas por terem interagido com o lixo. No próximo sábado, 20 de setembro, o mundo todo estará com atenção voltada para o problema do descarte incorreto do lixo no meio ambiente. É o Clean Up Day - Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Para a edição 2014 do evento, a FMA está organizando uma programação especial na praia de Atalaia, em Aracaju (SE) e no estuário e na praia da Barra de Mamanguape, localizada na cidade de Rio Tinto (PB). Na oportunidade, serão realizadas coletas de lixo, com apoio das comunidades e instituições locais. O material coletado nos dois estados será submetido à pesagem e os resultados serão repassados à organização nacional do evento para compor os dados mundiais da ONU. Qualquer pessoa pode participar das ações. Basta ter disposição e boa intenção.


Para quem estiver no litoral norte da Paraíba – onde a FMA atua com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental – a programação tem início às 8h, com concentração na unidade da Fundação Mamíferos Aquáticos na Barra de Mamanguape. No local, os participantes receberão orientação de como será feita a coleta, bem como luvas e sacos de lixo. De lá, o grupo seguirá em direção à praia da Barra e ao estuário da região para realizarem a coleta. Às 11h, haverá a pesagem do material recolhido. Às 11h30, os participantes farão um lanche coletivo. O encerramento está previsto para as 12h, com a apresentação do Grupo Musical Bato Lata, da Baía da Traição. Estão sendo esperadas 120 pessoas para o evento na Paraíba, que está contando com a participação de estudantes da Universidade Federal da Paraíba, representantes do Instituto Bioma Brasil e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Tinto, APA da Barra do Rio Mamanguape/ ICMBio e da Colônia de Pescadores Z-13 Antônio de Brito.


Já para quem estiver em Sergipe – onde a FMA atua com pesquisas e monitoramento de praias – e quiser participar da coleta, a concentração está marcada para as 8h, no estacionamento em frente à passarela do caranguejo, na praia de Atalaia, em Aracaju. Os participantes percorrerão cerca de 4 km. A pesagem do material está prevista para as 11h. Em Sergipe, a Fundação está contando com o apoio do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-Unit, por meio do Convênio MAR. Os interessados em participar das ações da Paraíba e de Sergipe podem ir acompanhando as novidades sobre o evento pelo site e pela fan page da Fundação Mamíferos Aquáticos (www.mamiferosaquaticos.org.br e www.facebook.com/mamiferosaquaticos).

Foto: Karlilian Magalhães/ Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!