Notícia

Mais de meia tonelada de resíduo foi recolhida nas ações de limpeza de rios e praias nos estados da PB, SE e BA

25/08/2021        

De 15 a 29 setembro, o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – promoveu uma série de ações especiais em menção ao International Coastal Cleanup Day, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento que acontece em diversas praias do mundo, coordenado pela ONG Ocean Conservancy. A programação do Projeto aconteceu em comunidades litorâneas dos estados da Paraíba, Sergipe e Bahia, regiões onde monitora diariamente peixes-bois-marinhos reintroduzidos e as condições de seus habitats ( o mar, manguezais, praias e estuários), e contou com a participação de 397 voluntários (crianças e adultos). A ideia foi promover a reflexão e o debate sobre o descarte incorreto do lixo nos oceanos e o impacto que esta atitude causa nos animais marinhos. Nos três estados, entre as ações presenciais de limpeza de praia, coletas seletivas nas casas dos moradores e coleta de resíduos pelo sistema drive thru, foram recolhidos 643,223 kg de resíduos, com destaque para garrafas, potes e sacolas de plástico, copos descartáveis, garrafas de vidro, latas, calçados, fragmentos de rede de pesca e isopor. A seguir, confira o panorama em cada estado:

PARAÍBA - No dia 15|09, a equipe do PVPBM realizou uma campanha de coleta seletiva de resíduos sólidos nas casas dos moradores da comunidade da Barra de Mamanguape, na cidade de Rio Tinto. Já no dia 16|09, houve uma ação presencial de limpeza nas áreas de restinga, praia e manguezal em conjunto com condutores de turismo da AGEAPA, na aldeia de Coqueirinho, na Ilha do Amor, município de Marcação. No dia 18|09, na praia da Barra de Mamanguape, aconteceu uma ação especial de limpeza com as crianças da comunidade. No dia 19|09, uma ação de limpeza de praia foi realizada na cidade de Cabedelo, nas praias de Ponta de Campina e Camboinha. O total de resíduo recolhido nas quatro ações no estado foi de 137,905 kg, com destaque para fragmentos de rede de material de pesca (rede e corda de nylon), pedaços de isopor, garrafas e potes de plástico, calçados, tampinhas de garrafa.

SERGIPE - A ação presencial de limpeza de praia aconteceu na manhã do dia 18|09, em Aracaju, na praia de Aruana (concentração no Bar Solarium) e contou com a participação de 90 voluntários. No local também foi disponibilizado um esquema de drive-thru, no qual o voluntário pôde entregar o lixo que separou em sua casa sem precisar sair do carro. Neste dia, foram recolhidos 259,35 kg de resíduos, com destaque para copos descartáveis, garrafas de vidro, bitucas de cigarro e tampinhas de garrafa.

BAHIA - No dia 27|09, a equipe do PVPBM foi até as casas dos moradores do povoado de Coqueiro, em Jandaíra, recolher os resíduos que eles juntaram durante um mês para participar da ação de coleta seletiva. No dia 28|09, aconteceu uma ação presencial de limpeza de praia no trecho da faixa litorânea de Coqueiro. No dia 29|09, a ação presencial de limpeza de praia foi no povoado de Mangue Seco, em Jandaíra, e contou com a participação especial das crianças da comunidade. Total de resíduos recolhidos nas três ações: 245,968 kg, com destaque para o plástico nas versões sacolas, embalagens e garrafas pet.

 

Todo o material coletado durante as ações nos três estados foi pesado e passou por gravimetria. Tudo foi anotado. As informações foram encaminhadas para a Ocean Conservancy, que compilará o resultado de todos os voluntários do planeta e enviará para o banco de dados mundial da ONU. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação simbólica e totalmente voluntária que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população para a importância do descarte correto de resíduos. Esta ação também visa provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que o lixo ocasiona no meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos.

 

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape, Cepene/ ICMBio e Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba. Para acompanhar as ações e atividades do Projeto, acesse: www.vivaopeixeboimarinho.org e @vivaopeixeboimarinho (fanpage e instagram).

 

* O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontece no mundo todo. Aqui no Brasil, 16 projetos socioambientais patrocinados pela Petrobras participaram do evento World Clean Up Day 2021, empenhados em promover ações de Combate ao Lixo no Mar. Aproveite para conhecer o que outros projetos patrocinados pela Petrobras fizeram pelas praias e rios brasileiros. Visite o Instagram deles e confira: @projetoalbatroz @projetobaleiajubarte @projetobotocinza @budioes @projetocoralvivo @corredorcaipira @projetofogaodomar @institutoaustralis @golfinhorotador @projetoguapiacu @manguesdaamazonia @merosdobrasil @projetorebimar @projetorecuperacaatinga @projetouca @projetovalesustentavel

Compartilhe com os amigos!