Notícia

Jovens paraibanos produzem documentário sobre peixe-boi marinho “Vitória”

02/08/2019        

Durante o mês de abril, jovens de comunidades da APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) participaram da Oficina “Documentário na prática” promovida pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPBM) – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. As aulas foram ministradas pelo filmmaker pernambucano Fábio Guerra, da 1K Filmes. Como projeto de conclusão da oficina, os alunos produziram um documentário de 15 minutos, cujo tema foi a história de “Vitória”, um peixe-boi marinho que foi encontrado encalhado ainda filhote na praia do Oiteiro, litoral norte da Paraíba, pelos pescadores “Passinho” e “Canário”, que acionaram o resgate e acabaram ajudando a salvar a vida do animal. O lançamento oficial do documentário “Vitória” será no dia 30 de agosto, às 19h, na comunidade da Barra de Mamanguape, em Rio Tinto (PB), numa sessão especial do Cine Peixe-Boi.

Com orientação e supervisão técnica do filmmaker, os jovens (Silvano Lima, Cristina Santos, Érica Santos, Nildo de Oiteiro, Nilton Cézar, Adriano Felipe e Taynara Maia) percorreram a trajetória de “Vitória”, que, após o resgate, foi encaminhada para reabilitação na Ilha de Itamaracá (PE) e que, em abril de 2019, após quatro anos de reabilitação, retornou à APA da Barra do Rio Mamanguape para se preparar para a reintrodução no estuário local. Os alunos gravaram depoimentos dos pescadores e de todas as equipes que participaram do resgate do animal, na Paraíba e em Pernambuco, e acompanharam o retorno de “Vitória” à Barra de Mamanguape, enfatizando o reencontro do peixe-boi com os pescadores que ajudaram a salvá-la. O documentário foi rodado em alta definição com equipamentos profissionais, que proporcionaram imagens de qualidade e emocionantes. Assista ao teaser: https://www.youtube.com/watch?v=r_I8Eou3S6g

O objetivo da oficina de documentário foi incentivar a produção audiovisual do Cine Peixe-Boi, uma iniciativa criada há seis anos por jovens da região e, desde então, incentivada e incorporada às ações de Educação Ambiental do PVPBM. A ideia foi que os participantes pudessem adquirir conhecimento para realizar documentários e vídeos ficcionais sobre temas sociais e eco educativos voltados para a conservação do meio ambiente. No conteúdo programático, com aulas práticas e teóricas, os alunos tiveram acesso a informações sobre roteiro, direção, produção, captação de vídeo/áudio, depoimentos, movimentação de câmera e iluminação, fundamentos da montagem e edição de vídeo, decupagem das imagens, edição, formatos de arquivos, transições, efeitos e caracteres, correção de cor e finalização do material para festivais de cinema e web. Em breve, o documentário autoral, fruto da oficina, será exibido nas sessões itinerantes do Cine Peixe-Boi e nas mídias sociais do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho e da Fundação Mamíferos Aquáticos.

Cine Peixe-Boi - Foi criado, em 2013, durante a Oficina de Agentes Ambientais do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, com o objetivo de promover exibições itinerantes de filmes com temas ecológicos, culturais e socioambientais nas comunidades localizadas na APA Barra de Mamanguape e entorno. A ideia é sensibilizar o público sobre a importância da conservação do peixe-boi marinho e do meio ambiente, levando a cultura do audiovisual a comunidades, distantes dos grandes centros urbanos, que não possuem acesso a cinema. O Cine Peixe-Boi já realizou diversas exibições, circulando por comunidades litorâneas da Paraíba, Sergipe e Bahia.


Acompanhe também as atividades e ações do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho pelo site www.vivaopeixeboimarinho.org , Instagram (@vivaopeixeboimarinho) e facebook (@vivaopeixeboimarinho).

Fotos: Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!