Notícia

Já conhece o símbolo da campanha Ajude a Preservar o Peixe-Boi Marinho?

05/05/2014        

Um círculo em aquarela verde e azul e um peixe-boi marinho ao centro é o símbolo da campanha “Ajude a preservar o peixe-boi marinho”. O objetivo é sensibilizar o público para a preservação do mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil. A arte, que já está circulando pelo litoral paraibano, estampa as peças de divulgação da campanha. São camisas, bonés, cartazes, canecas, cadernos, agendas e calendários temáticos. Quem assina a marca é a designer pernambucana Maiara Lizandra.


De acordo com a simbologia das formas, o círculo relaciona-se ao natural, à criação da vida, à renovação. Representa a flexibilidade, o infinito, o ilimitado. A forma circular também transmite a ideia de totalidade, união, movimento, inovação. Não foi a toa que este símbolo foi escolhido para representar a campanha de sensibilização do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho. A ideia é que o peixe-boi marinho seja respeitado e preservado em seu ambiente natural e que tenha condições de perpetuar a espécie em um ambiente conservado. O verde e o azul da aquarela vêm reforçar a ideia da conservação de seu habitat (o mar, o rio e o estuário). "Desenvolvi o projeto me baseando na 'personalidade' do peixe-boi marinho, que é a delicadeza e ao mesmo tempo a robustez, e a forte ligação com a natureza. Por isso criei uma estética que é bastante orgânica", diz Maiara Lizandra.

A campanha faz parte das atividades de educação ambiental do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, uma estratégia de conservação e pesquisa da Fundação Mamíferos Aquáticos para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. O Projeto é patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental e apoio do Governo Federal.

Compartilhe com os amigos!