Notícia

"Forró do Peixe-Boi" tem programação especial para o litoral sul de Sergipe e norte da Bahia

02/11/2018        

Tradicionalmente realizado na Barra de Mamanguape, litoral norte da Paraíba, o Forró do Peixe-Boi este ano terá uma edição especial em Mangue Seco, litoral norte da Bahia, no dia 24 de novembro. Uma festa bem raiz, pra lá de animada e com muita conscientização ambiental. Trata-se de uma estratégia de sensibilização e envolvimento comunitário que visa colaborar para a conservação do peixe-boi marinho e de seu habitat. Na Bahia, o Forró do Peixe-Boi é fruto de uma articulação entre as comunidades de Mangue Seco e Coqueiros com a Fundação Mamíferos Aquáticos, que atua na região com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho - patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O evento tem como parceiros a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jandaíra e o CEPENE/ICMBio.

 

O local foi escolhido por ser a área onde vive “Astro”, o primeiro peixe-boi marinho reintroduzido no Brasil, que este ano foi vítima de três graves atropelamentos ocasionados por embarcações motorizadas. O Forró do Peixe-Boi acontecerá, das 11h às 22h, na praça principal de Mangue Seco, onde há uma grande movimentação de turistas que chegam de barco. Durante o dia todo, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho estará com uma tenda educativa no local orientando as pessoas a como evitar acidentes com o animal e a como colaborar para a conservação da espécie. A programação cultural contará com arrasta-pé e muito forró pé-de-serra.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho - realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental - é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção desta espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas.

FORRÓ DO PEIXE-BOI 2018 - PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Mangue Seco – Jandaíra (BA)

11h - Oficina de Zumba, com Diego Tardelli
15h - Oficina de Forró para Iniciantes, com Diego Tardelli

16h - Cine Peixe-Boi
17h - Show de Xandinho Bahia

19h30 - Show de Fabinho do Acordeon e Trio Pé-de-Serra Flor de Cactus
* Durante a última banda, Diego Tardelli puxará uma quadrilha junina improvisada.

Compartilhe com os amigos!