Notícia

Cine Peixe-Boi promove sessão especial para crianças da Barra de Mamanguape

01/05/2014        

No feriado do Dia do Trabalhador, as crianças das comunidades da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape terão uma programação diferenciada: uma sessão especial de cinema com clássicos infantis e filmes eco educativos. Os filmes serão exibidos, gratuitamente, a partir das 15h, na unidade da Fundação Mamíferos Aquáticos, na Barra de Mamanguape (PB). Neste dia, o espaço será transformado em uma sala de cinema, com direito a pipoca e tudo mais. A iniciativa é do Projeto Cine Peixe-Boi, desenvolvido por jovens ambientais da região, com apoio do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – que está sendo realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental e o apoio do Governo Federal, em prol da conservação do peixe-boi marinho no Nordeste do Brasil.


O Cine Peixe-Boi nasceu durante a Oficina de Agentes Ambientais do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho com o objetivo de promover exibições itinerantes de filmes com temas ecológicos, culturais e socioambientais nas comunidades localizadas na APA Barra de Mamanguape e entorno. A ideia é sensibilizar o público sobre a importância da conservação do peixe-boi marinho e do meio ambiente, levando a cultura do audiovisual a comunidades, distantes dos grandes centros urbanos, que não possuem acesso a cinema. Numa próxima etapa, o projeto também pretende oferecer oficinas de criação de vídeos artesanais, com utilização de equipamentos simples e domésticos, como câmeras de celular, onde a própria comunidade produza seus pequenos filmes e possa se enxergar num processo criativo.

Conservação do peixe-boi marinho – O peixe-boi marinho é considerado o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Um dos principais motivos para que o animal ocupe o status de criticamente ameaçado de extinção no país são os impactos ambientais provocados pelo homem, a exemplo do lixo, esgoto e substâncias tóxicas lançadas nos mares e nos rios; circulação intensa de embarcações motorizadas nos locais de ocorrência da espécie; degradação dos manguezais; destruição da mata ciliar; construções desordenadas em praias e estuários; perda de habitat (estuários e áreas costeiras); captura acidental em redes de pesca.


A APA da Barra do Rio Mamanguape é uma região com atributos ecológicos que propiciam a existência da espécie, mas que há algum tempo vem sofrendo impactos ambientais em decorrência de ações antrópicas. Para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil, a FMA elaborou o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, uma estratégia de conservação e pesquisa que está em atividade no litoral paraibano, desde fevereiro de 2013, com uma base executora na Barra de Mamanguape. O Projeto - patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental e o apoio do Governo Federal - apresenta ações inovadoras que vão além do desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, contemplando, também, as esferas da educação ambiental, sustentabilidade, promoção da cidadania e inclusão social.

Foto: Karlilian Magalhães/ Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!