Notícia

Cine Peixe-Boi fará ação especial para as crianças no São João

02/06/2019        

O “Arraiá do Cine Peixe-Boi” acontecerá no dia 22 de junho, em duas sessões (9h às 10h e 15h às 16h), no Povoado de Coqueiro (na Colônia de Pescadores Z-66 Antônio Gonçalves), município de Jandaíra, litoral norte da Bahia, local onde vive “Astro”, o primeiro peixe-boi a ser reintroduzido no Brasil. A programação, destinada ao público infantil, contará com exibição de filmes eco educativos, palestra informativa sobre “Astro”, brincadeiras juninas, lanche, barraca do abraço e quadrilha improvisada. As crianças podem ficar à vontade para irem fantasiadas de “matuto” e “matuta”.

 

O Cine Peixe-Boi faz parte das atividades de Educação Ambiental do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPBM) – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Trata-se de um projeto itinerante, criado por jovens de comunidades da APA da Barra do Rio Mamanguape em 2013, que tem como objetivo promover exibições de filmes com temas ecológicos, culturais e socioambientais para sensibilizar o público sobre a importância da conservação do peixe-boi marinho (ameaçado de extinção no Brasil) e do meio ambiente, levando a cultura do audiovisual a comunidades, distantes dos grandes centros urbanos, que não possuem acesso a cinema.

O Cine Peixe-Boi tem atuado nos estados de Sergipe e Bahia, desde 2018, promovendo sessões especiais de cinema e palestras temáticas com foco na sensibilização de proteção ao peixe-boi marinho “Astro”, que já foi vítima de atropelamentos causados por embarcações motorizadas na região. O animal costuma circular por uma área compreendida entre o rio Vaza-Barris, em Sergipe, e Mangue Seco, no litoral da Bahia. A orientação para caso alguém encontre “Astro” é não tocar, não alimentar e nem oferecer bebida a ele. O melhor a se fazer, para o bem dele, é manter distância e apenas admirá-lo de longe. Se “Astro” estiver em perigo, machucado ou encalhado, entre em contato com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho/ Fundação Mamíferos Aquáticos pelos telefones: (83) 99961-1338/ (83) 99961- 1352 (whatsapp) / (79) 99130-0016.

Aos condutores de embarcações motorizadas, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho pede mais atenção para não atropelar o animal: antes de acionar o motor, olhe ao redor e verifique se tem peixe-boi marinho próximo. A hélice em movimento pode machucar e matar o animal. Só ligue o motor se tiver certeza que o animal não está por perto; Se estiver navegando e avistar o animal nas proximidades, reduza a velocidade ou desligue o motor para evitar colisões e atropelamentos.

Foto: Na imagem, Luana Dias, voluntária do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, e "Juninho", o peixe-boi de pelúcia que será o personagem principal da Barraca do Abraço.

Compartilhe com os amigos!