Notícia

Barra de Mamanguape tem programação especial na Semana do Meio Ambiente

01/06/2014        

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, mas, durante toda a semana, organizações de diversos países lembram a data que é de extrema importância para a reflexão sobre a necessidade de se preservar e conservar a natureza e os animais. Para celebrar a semana, na Barra de Mamanguape, litoral norte da Paraíba, jovens agentes ambientais da região e a equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho - realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental e o apoio do Governo Federal -, prepararam uma programação especial com apresentação de teatro e exibição de filmes eco educativos. O evento, aberto ao público, será realizado hoje (06/06), a partir das 20h, na Colônia Z-13 Antônio de Brito, localizado na APA da Barra do Rio Mamanguape, uma importante área de proteção ambiental com atributos ecológicos que propiciam a existência de peixes-bois marinhos.


A abertura ficará por conta da apresentação do Eco Teatro “Lugar Lindo é Lugar Limpo”, escrito, produzido e dirigido por jovens da comunidade. “A peça conta a história de duas turistas que chegam para conhecer a Barra, ficam maravilhadas com a beleza do lugar, mas também ficam tristes por ver que o lugar tem bastante lixo”, conta Rosana Alves, uma das autoras da peça. Em seguida, o público irá conferir uma exibição especial de filmes, promovida pelo Projeto Cine Peixe-Boi, com temas que ressaltam a importância de se preservar a vida no nosso planeta.

Estas ações marcam uma nova fase de um grupo de jovens que, em 2013, participou da Oficina de Jovens Agentes Ambientais do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho. Ao final do curso, eles criaram pequenos projetos ambientais para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da comunidade onde vivem. Hoje, estes jovens estão colocando em prática os seus projetos, pensando soluções para minimizar o impacto ambiental causado pelo homem na natureza, com trabalhos relativos ao enfrentamento e reaproveitamento do lixo e a ações que sensibilizem a comunidade sobre a importância de se preservar o peixe-boi marinho, a exemplo do Eco Teatro e o Cine Peixe-Boi.

Dia Mundial do Meio Ambiente - Foi criado em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, durante a Conferência de Estocolmo, cuja pauta principal abordava a degradação que o homem causa ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica devesse ser preservada. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais voltados para a preservação.

Foto: Maria Elisa Pitanga/ Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!