No próximo sábado (28/09), as comunidades da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, no litoral norte da Paraíba, e o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental –, estarão reunidos para refletir e discutir a questão do impacto negativo que o descarte incorreto do lixo causa na vida marinha. O Projeto promoverá no local uma ação do International Coastal Cleanup Day, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento que acontece em diversas praias do mundo, coordenado pela ONG Ocean Conservancy. A concentração será às 8h, na base da Fundação Mamíferos Aquáticos, na comunidade da Barra de Mamanguape.
Todos podem participar. A orientação é para que os voluntários usem um calçado confortável, boné, roupas leves, passem protetor solar e tragam a sua garrafa de água. Os participantes percorrerão 1 km de praia. O material coletado durante o percurso será pesado e passará por gravimetria. Tudo será anotado. As informações serão encaminhadas para a Ocean Conservancy, que compilará o resultado de todos os voluntários do planeta e enviará para o banco de dados mundial da ONU. Ao final do evento, haverá a divulgação dos resultados e um lanche coletivo.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação simbólica e totalmente voluntária que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população para a importância do descarte correto do lixo. Esta ação também visa provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que esse lixo ocasiona no meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos. Na Barra de Mamanguape, o evento está sendo promovido pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho com a parceria da APA da Barra do Rio Mamanguape/ ICMBio, do Curso de Ecologia e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba, da Associação de Artesãos e Guias de Ecoturismo da Região da APA da Barra do Rio Mamanguape (AGEAPA), da Prefeitura de Rio Tinto e de moradores e estudantes das comunidades da região.
O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Acompanhe também as ações e atividades do Projeto pelo Instagram e fanpage: @vivaopeixeboimarinho.