Notícia

Viva o Peixe-Boi-Marinho participa do Projeto Conexões Éticas

11/10/2022        

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental - está participando das atividades do Projeto Conexões Éticas do Terceiro Setor. Trata-se de uma iniciativa, coordenada pela Petrobras em cooperação com a Unesco, que tem como objetivo contribuir para a promoção, o desenvolvimento e o fortalecimento de capacidades das Organizações da Sociedade Civil que trabalham nas áreas social e ambiental no Brasil para construir um país melhor e mais justo para todos, e que ajuda a espalhar a cultura de compliance pelo terceiro setor. O termo “compliance” tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa "cumprir". Tem sido bastante utilizado em organizações do mundo inteiro e nada mais é do que um conjunto de práticas e condutas que visam respeitar as leis, trazendo mais ética e transparência para as atividades e gestão de organizações e empresas.

“Participar do Conexões Éticas nos permitiu perceber o quanto a Fundação Mamíferos Aquáticos leva a sério suas atividades, respeitando e buscando sempre a legalidade e a boa condução de suas ações, e também exercitar a atenção sobre temas importantes relacionados à ética, a valores institucionais e à gestão diária da organização e do projeto por meio de estudos e resoluções de caso, o que nos proporcionou também prevenir situações indesejadas e estruturar estratégias para momentos de crise ou de enfrentamento a problemas que porventura possam surgir”, ressalta o coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, professor Dr. João Carlos Gomes Borges.

O Conexões Éticas vem capacitando gestores do terceiro setor como uma forma de reconhecimento, continuidade e fortalecimento de suas ações. O projeto está inserido no esforço para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, e está em sintonia com a missão institucional da UNESCO de contribuir para o desenvolvimento da agenda de promoção da igualdade de oportunidades, da inclusão social, bem como da promoção de maior transparência e responsabilização na utilização de recursos. Para saber mais sobre esta iniciativa, acesse: conexoeseticas.org ou @conexoeseticas no Instagram.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (PPGEMA - UFPB). Para acompanhar as ações e atividades do Projeto, acesse: www.vivaopeixeboimarinho.org e @vivaopeixeboimarinho (fanpage e Instagram).

Compartilhe com os amigos!