Notícia

Resgate em Oiteiro: Um Novo Começo para Arnaldo

18/07/2024        

No dia 7 de março deste ano, um chamado urgente mobilizou as equipes do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho e da APA da Barra do Rio Mamanguape. Um filhote de peixe-boi-marinho vivo havia encalhado na praia de Oiteiro, litoral norte da Paraíba. Chegando ao local, constataram que tratava-se de um filhote macho recém-nascido, ainda com resquícios do cordão umbilical. A resposta foi rápida: após os primeiros atendimentos, o pequeno peixe-boi foi levado para o Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, na Ilha de Itamaracá, Pernambuco, onde receberá os cuidados necessários durante os dois anos de amamentação.

 

Este filhote resgatado foi batizado de Arnaldo, em homenagem ao pescador que o encontrou. Hoje, alguns meses após seu resgate, Arnaldo está bem e continua aos cuidados do CMA. Nos dois primeiros meses, ele se desenvolveu lentamente e teve dificuldade para mergulhar, mas agora está progredindo muito bem e está cada vez mais ativo. Atualmente, ele pesa 22 kg e mede 100 cm. Quando foi encontrado, Arnaldo pesava 15 kg e media 93 cm.

 

O encalhe de filhotes de peixes-bois-marinhos é um fenômeno preocupante. Geralmente, as fêmeas procuram ambientes calmos, como mangues e estuários, para parir. No entanto, a degradação desses locais força as mães a darem à luz no mar, expondo os filhotes a correntes marinhas intensas e outros perigos. Nesses casos, a rápida atuação das equipes de resgate é vital. Ao encontrar um peixe-boi-marinho encalhado, é importante aproximar-se devagar, observar sinais vitais, proteger o animal do sol e acionar imediatamente as autoridades competentes. Lembre-se de não tentar devolvê-lo ao mar ou alimentá-lo.

 

Orientações para Resgate de Peixes-Bois-Marinhos Encalhados:

• Aproxime-se devagar e fale baixo.
• Observe se o animal está respirando e se mexendo.
• Comunique imediatamente às instituições ambientais (Paraíba, Sergipe e litoral norte da Bahia: Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho/Fundação Mamíferos Aquáticos: (83) 99961-1338 / (83) 99961-1352 (WhatsApp) / (79) 99130-0016).
• Proteja do sol: faça uma sombra, cubra com panos claros ou toalhas e mantenha a pele molhada, sem cobrir as narinas.
• Afaste curiosos e, se necessário, chame policiais ou bombeiros (190 ou 193).
• Não devolva o animal para o mar.
• Não alimente o animal.

 

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, reafirma seu compromisso com a proteção dos peixes-bois-marinhos e agradece o apoio da comunidade e de todos os envolvidos nesta operação. O sucesso dessa ação destaca a eficiência e o empenho conjunto dos colaboradores locais, da APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio e do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, garantindo a conservação da espécie.

Compartilhe com os amigos!