Notícia

Forró do Peixe-Boi reúne cerca de 700 pessoas em celebração à cultura local e à conservação do peixe-boi-marinho

18/12/2025        

O Forró do Peixe-Boi movimentou novamente a comunidade de Coqueiro, em Jandaíra (BA), no dia 29 de novembro, reforçando o elo entre cultura popular, educação ambiental e a conservação marinha local com um grande marco de público de 700 pessoas. O “Forró” foi organizado pelo Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho (PVPBM), realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como objetivo valorizar as manifestações culturais dos territórios frequentados pelos peixe-boi-marinhos nas regiões de atuação do PVPBM e fortalecer o sentimento de pertencimento das comunidades envolvidas. Foi a segunda edição na região, porém o evento já vem acontecendo há mais de 30 anos, entre Bahia e Paraíba.


Programação cultural e educativa
A programação foi construída de forma participativa, com moradores, professores, lideranças comunitárias e representantes da gestão municipal em conjunto com a equipe local do PVPBM. Ao longo do evento, o público pôde acompanhar apresentações como o Coral Manatus, Grupo Cultural Roda e Samba de Coco de Abadia, o Projeto Capoeira Educativa (com o Mestre Professor Espedito (Mestre Persistente), o Reisado Recomeço e a Quadrilha Pé na Areia, além do Cine Peixe-Boi, circuito de brincadeiras com materiais reciclados, feira cultural organizada pela Associação de Moradores de Coqueiro e o tradicional show de forró do Trio Pé de Serra com Fabinho do Arcodeon, que fechou a intensa programação com concurso de dança.

Comunidade, memória e conservação
Mais do que um encontro festivo, o Forró do Peixe-Boi se consolidou como um espaço de reconhecimento das histórias construídas entre o Projeto e a comunidade, celebrando memórias, parcerias e trajetórias de envolvimento com a conservação do peixe-boi-marinho. Um dos momentos marcantes foi a homenagem ao biólogo Allan Barreto, que recebeu o Prêmio Seu Biruca em reconhecimento à sua dedicação ao monitoramento dos animais e às ações desenvolvidas na região.
Ao integrar arte, educação ambiental, economia local e participação popular, o evento reforça a mensagem de que proteger o oceano também é valorizar as pessoas e as culturas que habitam o litoral.

Construção, celebração e PVPBM
As primeiras edições do Forró do Peixe-Boi foram menores e com o tempo foram crescendo e se tornando muito desejadas pelas comunidades em que acontecem. Neste sentido, o Prof. Dr. João Carlos Gomes Borges, Coordenador do PVPBM, conta que uma das caraterísticas do evento é que ele tem sido construído pela própria comunidade e hoje celebra sua execução em Coqueiro. “Esse ano, é a primeira vez que estamos realizando, de fato, o evento na própria comunidade onde fica nossa base na Bahia. Então é um momento de grande celebração e união. Estamos comemorando, junto com a comunidade, a oportunidade de estarmos aqui conservando os peixes-bois-marinhos e seus habitats.”
Ana Luiza Barreto, fiscal de contrato do PVPBM e Responsabilidade Social da Petrobras, relatou que sua primeira experiência em participar do Forró do Peixe-Boi foi única e muito gratificante, com um olhar especial quanto ao poder de transformação socioambiental que o Projeto apresenta. “É muito bonito ver que um projeto com foco ambiental possa trazer uma transformação social tão grande para uma comunidade com as ações de educação ambiental. É nítido ver que grande parte da comunidade é sensibilizada”, afirma a representante da Petrobras.

 

Aline Gallo  | ASCOM PVPBM/FMA

Compartilhe com os amigos!