Notícia

Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho contará com a parceria da Petrobras para realizar ações em prol da conservação da espécie no Nordeste do Brasil

02/09/2021        

Para garantir a realização das ações e pesquisas em prol da conservação dos peixes-bois-marinhos no Nordeste do Brasil, é preciso sempre uma grande e forte rede de apoio. Neste sentido, o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho tem uma ótima notícia: a sua parceria com a Petrobras foi renovada por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Este apoio vai ser muito importante para que o projeto continue realizando as atividades de conservação da espécie e de seu habitat no litoral nordestino. Uma notícia que enche a equipe de esperança para entrar nesta nova temporada com força total e muito trabalho para realizar.

Além de acompanhar diariamente e monitorar por onde andam os peixes-bois reintroduzidos "Mel", "Zelinha", "Astro", "Puã" e "Iara", via transmissores (VHF e satelital), o projeto também trabalha com pesquisas científicas, sensibilização e educação ambiental, manejo, resgate, readaptação e reintrodução dos peixes-bois-marinhos em ambiente natural, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico de base comunitária e implementação de políticas públicas para garantir a conservação da espécie e de seu habitat. Além disso, a nova temporada do projeto terá atividades específicas voltadas para a conservação dos ecossistemas costeiros marinhos, com ênfase nos manguezais, cuja conservação está diretamente ligada à conservação do peixe-boi-marinho. E todas essas ações estarão conectadas com as propostas e desafios previstos nas missões da Década do Oceano e da Década da Restauração de Ecossistemas, estabelecidas pela Organização Mundial das Nações Unidas. As novidades sobre o projeto poderão acompanhadas no site vivaopeixeboimarinho.org e também pelas redes sociais @vivaopeixeboimarinho (Instagram e Facebook).

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho - realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental - é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção desta espécie do Nordeste do Brasil. Conta com o apoio da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, Área de Relevante Interesse Ecológico Manguezais da Foz do Rio Mamanguape, CEPENE/ICMBio e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba.

Compartilhe com os amigos!