Notícia

Petrobras publica Relatório de Sustentabilidade e a conservação dos peixes-bois-marinhos está entre os resultados positivos alcançados

02/04/2022        

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras, faz parte do Programa Petrobras Socioambiental, que investe em iniciativas que transformam a vida de muitas pessoas e do meio ambiente. Esse mês, a Petrobras publicou em seu Relatório de Sustentabilidade várias conquistas alcançadas no último ano por projetos socioambientais e o Viva o Peixe-Boi-Marinho está entre estes resultados. O convênio de parceria com a Petrobras abriu uma oportunidade para o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho de, em 2021, por exemplo, realizar o monitoramento e avaliação da saúde dos peixes-bois-marinhos reintroduzidos no Nordeste do Brasil, investir no desenvolvimento de novas tecnologias de monitoramento e proporcionar a geração de informações cientificas que contribuem com as estratégias de conservação da espécie.

A parceria com a Petrobras tem sido fundamental também para realizar as atividades de educação ambiental com o envolvimento direto e continuado de crianças e adolescentes da APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) e do povoado Coqueiro (BA), por meio das oficinas de Agentes Mirins Ambientais e Atletas da Liga Esportista do Peixe-Boi-Marinho, com aulas de reforço escolar, leitura, teoria e práticas de educação ambiental, aos fins de semana. Está sendo possível também executar a ação “Viva o Peixe-Boi-Marinho vai às Escolas”, com visitas eco educativas em 2021 a mais de 30 escolas, localizadas em comunidades litorâneas ao longo da área de atuação do Projeto, bem como as sessões socioambientais do Cine Peixe-Boi em comunidades que não possuem acesso a cinema.

Por meio deste convênio também, o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho conseguiu percorrer 29 comunidades de sete municípios do litoral da Paraíba, Pernambuco, Sergipe e norte da Bahia, com campanhas informativas em prol da conservação da espécie e com as campanhas de sensibilização sobre o impacto do lixo nos oceanos, que contou com a participação de mais de 600 voluntários e a retirada de cerca de 780 Kg de resíduos das praias. Além disso, também foi possível investir esforços em prol do fortalecimento do turismo de observação de peixe-boi-marinho na APA da Barra do Rio Mamanguape, atividade esta que tem gerado renda para a comunidade. Hoje a associação local de condutores já conta com 30 participantes.

Conheça também outros projetos apoiados pelo Programa Petrobras Socioambiental que atuam com as temáticas Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Florestas e Oceano, acessando nas redes sociais #ParceriasPetrobras . O Relatório de Sustentabilidade completo pode ser acessado no site da Petrobras: https://sustentabilidade.petrobras.com.br/

Foto: Karlilian Magalhães/ Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!