Notícia

Lançamento da “Cartilha do Peixe-Boi-Marinho", uma obra literária de educação ambiental voltada para a educação ambiental infantil

14/05/2025        

Por Emanuelle Ferreira e Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho

A educação ambiental atua como uma poderosa ferramenta de transformação e inclusão social na esfera escolar, ampliando os conhecimentos sobre o meio ambiente e integrando a sociedade na compreensão da importância da conservação e preservação da vida no planeta Terra. Neste contexto, surge um projeto inovador que foi especialmente desenvolvido para o público infantil: uma obra literária que engloba informações científicas sobre o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), abordando de forma didática e singular, os aspectos ecológicos, reprodutivos e os riscos que ameaçam a conservação desta espécie.

A “Cartilha do Peixe-Boi-Marinho" recorre a uma linguagem híbrida, abrangendo elementos verbais (textos) e não verbais (ilustrações). Esta abordagem multissensorial envolve o leitor mirim de diferentes maneiras, seja trabalhando as habilidades cognitivas, mediante a roteirização do conteúdo, seja propiciando experiências motoras, por meio de desenhos que permitem a criança colorir e imaginar como é um peixe-boi-marinho. Além disso, a cartilha apresenta atividades lúdicas e interativas, como o jogo do labirinto, caça-palavras e muito mais! Os exercícios estimulam a fixação do conteúdo, contribuindo positivamente para a compreensão sobre o tema proposto.

Tendo em vista a educação infantil como primeira etapa da educação básica, a cartilha também foi projetada para ser utilizada durante as atividades de educação ambiental conduzidas pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), como as ações do projeto “Escola Amiga” – que atende crianças de escolas municipais do estado de Sergipe. A “Escola Amiga” surgiu em 2024 e tem como propósito estreitar o contato dos profissionais ambientais com os alunos e garantir que as crianças aprendam sobre a conservação da vida marinha.

A “Cartilha do Peixe-Boi-Marinho" está vinculada ao Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho (PVPBM), realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Projeto visa promover a conservação dos peixes-bois-marinhos e os seus habitats, agregando a participação social nas ações desenvolvidas. Suas ações incorporam pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo ecopedagógico e a políticas públicas relacionadas à conservação marinha no Brasil.

A Cartilha está disponível para download gratuito na página do PVPBM na seção “publicações > infanto-juvenil".


Artigo escrito por Emanuelle Ferreira, Bióloga/Curadoria FMA.


Emanuelle Ferreira:
É escritora, poeta, bióloga e macroscopista. Floresceu no cenário literário sergipano em 2021 com a publicação de sua primeira obra, "Coletânea de Flores". Este projeto distinto ganhou vida através do edital de premiação de Artes Visuais e Literatura n.º 5/2020, uma iniciativa do Governo do Estado de Sergipe, impulsionada pelos recursos da Lei Aldir Blanc e conduzida pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (FUNCAP).

Ainda em 2021, sua criatividade transbordou para as páginas dos quadrinhos com "Uçá", uma história de temática ambiental que integrou a antologia sergipana em quadrinhos "Contos Serigy". Movida por um desejo de explorar novas formas de expressão literária, Emanuelle fundou em 2023 o selo Liliales, um lar para contos, romances, poesias e outros gêneros, integrando o dinâmico coletivo Editorial Serigy Comics.

Sua prolífica produção poética ganhou novos contornos em 2024 com o lançamento de "Constelações" e "Fragmentos Poéticos", solidificando sua presença como uma voz sensível e perspicaz na poesia contemporânea. Atualmente, Emanuelle dedica seu conhecimento científico e seu olhar atento à natureza como colaboradora da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). Atua no setor de Curadoria Científica, participa ativamente de necropsias e se engaja em iniciativas cruciais de educação ambiental, demonstrando seu compromisso com a preservação da vida marinha.

Instagram: @manu.ferreeira

Compartilhe com os amigos!