Notícia

Ecologia e conservação do peixe-boi marinho é tema de minicurso na Paraíba

06/05/2014        

Nos dias 19 e 20 de março, o diretor-presidente da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), João Carlos Gomes Borges, esteve na Universidade Federal da Paraíba (Campus IV), em Rio Tinto, ministrando o I Minicurso de Ecologia e Conservação do Peixe-Boi Marinho. O evento, realizado pelo Centro Acadêmico de Ecologia da UFPB, reuniu estudantes e profissionais das áreas de ecologia, ciências biológicas, medicina veterinária e áreas afins. Na oportunidade, foram abordados aspectos ecológicos, biológicos, pesquisas temáticas e status de conservação dos peixes-bois marinhos no Brasil. A espécie encontra-se em ameaça de extinção no país.


Atualmente, a Fundação Mamíferos Aquáticos possui um trabalho específico voltado para a conservação do peixe-boi marinho no Nordeste. Trata-se do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, que está sendo executado no litoral paraibano com patrocínio da PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental e apoio do Governo Federal. O projeto possui uma base executora na Barra de Mamanguape e apresenta ações inovadoras que vão além do desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, contemplando, também, as esferas da educação ambiental, sustentabilidade, promoção da cidadania e inclusão social. Desde 1997, a FMA conta com esforços significativos do patrocínio da Petrobras para as ações de conservação voltadas para o peixe-boi marinho.

A Fundação Mamíferos Aquáticos é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que, desde 1989, trabalha com a missão de promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats, visando a sustentabilidade socioambiental. Para tanto, atua nacionalmente com atividades que envolvem manejo e pesquisa científica, estudando os efeitos antropogênicos nos recursos marinhos, e com parcerias e ações colaborativas que promovem mudanças socioambientais. Neste contexto, também está inserida no apoio à construção e execução de políticas públicas e marcos regulatórios.

Foto: Karlilian Magalhães/ Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!