Notícia

Ao encontrar um peixe-boi marinho: não toque, não alimente, não forneça bebida

02/01/2019        

A equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho tem recebido várias denúncias com relação a casos de molestamento de peixes-bois marinhos em algumas praias do litoral norte da Paraíba. Em um dos casos, houve relatos que pessoas tentaram colocar uma caixa d’água em cima de um animal. Infelizmente, abusos como estes acontecem em diversas praias do Nordeste, principalmente em época de férias de verão, quando a região recebe um número grande de turistas. Estes animais são muito dóceis e se aproximam com facilidade, mas, para o bem deles, o melhor a se fazer é se afastar. O Projeto pede a ajuda de toda a sociedade para proteger os peixes-bois marinhos e não permitir que pessoas interajam com estes animais. Mesmo com boa intenção, não se deve tocar, alimentar e nem fornecer bebida aos peixes-bois marinhos. Atitudes como estas das imagens que ilustram esta matéria colocam em risco a saúde e a vida destes animais.


O peixe-boi marinho está em perigo de extinção no Brasil. E isto muito se deve aos impactos ambientais causados pelos seres humanos. Se todos colaborarem, esta situação pode ser revertida. Caso encontre um peixe-boi marinho, mantenha distância do animal e apenas admire de longe. Se ele estiver em perigo, machucado ou encalhado, entre em contato com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho: (83) 99961-1338/ (83) 99961- 1352 (whatsapp) / (79) 99130-0016.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção desta espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas.

Compartilhe com os amigos!