Notícia

Viva o Peixe-Boi-Marinho apresenta tecnologias em prol da espécie no TDC Business 2023

19/09/2023        

De 19 a 21 de setembro, acontece, em São Paulo, a The Developer’s Conference Business 2023, o maior evento de tecnologia da América Latina. O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental - foi selecionado para participar da programação com palestras em duas trilhas temáticas: “Embarcados e IoT” e “UX Design sobre inclusão, acessibilidade e inovação”, que abordarão o uso da tecnologia em prol da conservação do peixe-boi-marinho no Nordeste do Brasil e a experiência em desenvolvimento comunitário nos locais de ocorrência da espécie.

Na trilha temática “Embarcados e IoT”, a equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, representada pelo médico veterinário Prof. Dr. João Carlos Gomes Borges, coordenador do Projeto, e pelo engenheiro Jean Paul da empresa parceria Nortronic, ministrará, no dia 20 de setembro, às 15h35, uma palestra sobre “Os desafios superados com IoT e redes LoRa para o monitoramento de peixes-bois-marinhos”. O público poderá conferir a experiência do uso das tecnologias IoT (internet das coisas) e LoRA para monitorar peixes-boi-marinhos reintroduzidos no Nordeste do Brasil.

Já na trilha UX Design sobre inclusão, acessibilidade e inovação, o projeto ministrará a palestra “UX ESG - Do Design thinking, passando pelo MVP e indo além. A jornada completa de criação de um produto socioambiental”. A apresentação será realizada no dia 20 de setembro, às 16h, pela Dra. Jociery Vergara-Parente, diretora-presidente da Fundação Mamíferos Aquáticos e gerente do PVPBM, e do consultor Anderson Teixeira, do BTG Pactual, que contarão toda a jornada de criação de uma solução de Turismo de Base Comunitária com total alinhamento às políticas ESG (Environmental, Social and Governance), que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Para se inscrever e ficar por dentro de todas as palestras do evento, acesse: https://thedevconf.com/tdc/2023/. O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (PPGEMA - UFPB). Para acompanhar as ações e atividades do Projeto, acesse: www.vivaopeixeboimarinho.org e @vivaopeixeboimarinho (fanpage e Instagram).

Compartilhe com os amigos!